Saiba o que você e sua dermatologia podem fazer contra esse inimigo
Nesse texto eu fiz um compilado com as principais informações, cuidados e procedimentos mais eficazes contra a celulite, para que você possa melhorar a situação das suas com os métodos que realmente funcionam. Confira esse artigo até o fim!
Afinal, o que é a celulite?
Essas pequenas marcas ou “furinhos” que mudam o aspecto da pele não são “coisas do outro mundo”. Rsrs
Esse incômodo na aparência costuma começar quando as células de água e gordura de algumas áreas do nosso corpo vão sofrendo alterações. Seja por flutuações hormonais, pelo acumulo de adiposidade ou pela perda de colágeno (que dá sustentabilidade à pele). Esse “amontoado” de células alteradas se tornam duras e desniveladas, pressionando a epiderme e formando nódulos (os “furinhos”).
O grau das celulites costuma ser gradativo já que a tendência natural do corpo é ter, com o tempo, menos fibras de sustentação da pele e uma circulação de células mais lenta.
Elas podem aparecer também em homens, mas a maioria dos casos ocorre em mulheres, devido aos ciclos hormonais e à tendência biológica do corpo feminino em depositar gorduras nas pernas, nos quadris e nos glúteos.
Um engano comum também é pensar que esse é um quadro exclusivo de pessoas fora de forma. Embora esse seja sim um fator de risco, pessoas consideradas “magras” podem ter essas alterações das células por outros fatores, como o hormonal.
Mas tudo o que você pode fazer é assistir esse quadro evoluir? Muito pelo contrário! Existem cuidados e procedimentos que podem ajudar com esse caso, e irei abordá-los logo abaixo.
Como combater as celulites
Quanto mais cedo você procurar se prevenir contra elas, melhor. E para começar a “vencer essa luta” alguns hábitos importantes são:
- Evite o tabagismo: fumar, entre tantos outros prejuízos ao nosso sistema respiratório, também danifica a capacidade de oxigenação dos nossos tecidos. Isso significa que mais toxinas ficam acumuladas na pele e menos nutrientes são levados. Como essa “renovação” diminui, mais alterações nas células são possíveis.
- Cuidado com a balança: como eu disse, esse não é o único motivo possível, mas está entre os que você deve ter mais cuidado. E é uma questão lógica: quanto mais e maiores as células de gordura, maior a pressão que elas exercem sobre a pele e maiores são as chances de haver celulite. Então, é ideal que se evite um estilo de vida sedentário.
- Hidrate-se: a água ajuda na eliminação de toxinas e na renovação das células, então beber de dois a três litros por dia, pode te trazer esse e muitos outros benefícios à saúde.
- Cuidado com o estresse e seu estado emocional: pessoas estressadas tendem a cuidar menos do corpo, se alimentarem mal ou não praticar exercícios.
- Sem excesso de sal: o sódio aumenta a capacidade do nosso organismo de reter líquidos. Se o líquido fica retido, são mais células de água e uma menor circulação de toxinas que podem favorecer o aparecimento da celulite. Tente se manter a 5g de sal por dia.
Agora, principalmente em casos mais graves e acentuados, somente esses cuidados podem não ser o bastante. Por isso, existem procedimentos dermatológicos que podem também te ajudar nessa luta. E eu irei abordar os principais a seguir.
Os procedimentos dermatológicos contra a celulite
Chegou a hora de você conhecer alguns possíveis bons aliados. Algumas das opções que a dermatologia oferece e que podem ser úteis são:
- Cooltech: um tratamento de criolipólise que visa a quebra das células adiposas de forma não invasiva. Causando um resfriamento controlado sob a pele, esse procedimento pode promover o congelamento das células de gordura que, nesse estado, são “descartadas” pelo nosso organismo de forma natural. Com um menor acúmulo de gordura é possível, além da redução das medidas, uma melhora no aspecto das celulites.
Para acessar meu guia da Criolipólise, clique aqui.
- Bioestimuladores: se há mais fibras de colágeno, a tendência é que as células alteradas exerçam uma pressão menor. Os bioestimuladores (como o Sculptra, o Ellansé e o Radiésse) são injetáveis que possuem agentes que estimulam a produção dessas fibras e, podem também, ter efeito de preenchimento dos furinhos. Assim, é possível uma melhora do aspecto da pele como um todo.
- Drenagem linfática: visa proporcionar uma melhor circulação das toxinas e resíduos que podem estar impedindo a liberação das células de gordura. Hoje existe a drenagem mecânica, o Linfastin, que é bastante eficaz.
- O Alma prime: um aparelho que usa da emissão do Ultrassom Vetorial com a intenção de gerar a quebra das células de gordura, de forma não invasiva e indolor.
- Ultraformer III: usando ondas de ultrassom, essa máquina pode gerar uma reação de “calor” sob a pele no rosto ou no corpo. Como resposta a esse aumento na temperatura, o organismo tende a estimular uma maior produção das fibras de sustentação da pele.
- X-Waves: esse procedimento não invasivo que usa pequenas ondas de choque, pode estimular a circulação local e a formação de colágeno, para melhorar o aspecto da celulite e saúde da epiderme.
A importância do dermatologista na luta contra esse quadro
As celulites podem ser causadas por fatores únicos e cabe ao dermatologista, antes mesmo de escolher um procedimento, buscar identificar a razão para o aparecimento da celulite.
Isso ajuda a tornar os resultados mais alcançáveis e duradouros. Além disso, a escolha de qual produto ou procedimento usar depende de uma análise desse profissional para determinar o grau de seriedade do seu quadro.
Assim, ele também irá classificar de maneira objetiva a sua progressão em rumo à melhora. Pense em um dermatologista de confiança como um “aliado indispensável” contra a celulite.
E então, ainda tem mais alguma dúvida? Então entre em contato! Será um prazer te atender!
Comentários