Os cosméticos anti-aging ajudam a prevenir e tratar a flacidez? Claro! Mas sozinhos eles não conseguem vencer essa batalha. É preciso investir em alguns cuidados diários e nos procedimentos estéticos certos
A flacidez é caracterizada pela deficiência de fibras de sustentação da pele, mais conhecidos como colágeno e elastina. Com o tempo, nosso corpo diminui a produção dos dois e é aí que a flacidez começa a aparecer.
Porém, existem cuidados diários que podem nos ajudar a preservar essas fibras e a estimular sua produção. Eles vão desde uma atenção com a alimentação, a prática de exercícios físicos, até a utilização de modernos parelhos de dermatologia estética.
Trouxe para vocês um passo a passo desses cuidados:
SE ALIMENTE BEM
Um corpo durinho e um rosto firme também dependem de uma dieta equilibrada. Para isso, é preciso incluir fontes de colágeno, antioxidantes, vitaminas, minerais e gorduras boas.
Use e abuse das frutas vermelhas, da cenoura, abóbora, abacate, manga, frutas cítricas, cereais, amêndoas, aveia.
E evite o açúcar! A elevação no nível de açúcar causa a famosa glicação, que é responsáveis pelos danos ao colágeno.
PARE DE FUMAR!
Um único cigarro diminui a oxigenação da pele por cerca de uma hora. Além da diminuição do calibre dos vasos sanguíneos, responsáveis pela nutrição, há redução das fibras de colágeno e elastina e dos níveis de vitaminas A, C e E, antioxidantes naturais. Se apenas um cigarro já causa isso, imagina quem fuma mais de um maço por dia?
SE PROTEJA DO SOL
O Sol é um dos grandes vilões do colágeno da pele. A maioria da população desconhece este fator, mas a radiação UV, emitida pelo Sol, provoca a produção de radicais livres, que, em excesso, leva ao estresse oxidativo e alterações irreversíveis na conformação celular.
Neste processo, as fibras de colágeno são quebradas, gerando a flacidez da pele, não só do rosto, mas do corpo todo. É de extrema importância o uso do filtro solar.
MANTENHA A PELE SEMPRE LIMPA
Para se ter uma pele bonita e firme, ela precisa também de uma limpeza constante. Principalmente à noite (que é quando ela se regenera). Mantenha sua limpeza de pele em dia. Não negligencie isso.
PRATIQUE EXERCÍCIOS FÍSICOS
A prática de esportes ou atividades físicas ativa o tecido cartilaginoso e o tecido ósseo do corpo, o que ajuda no processo natural de produção do colágeno. Mas cuidado! Nada de exagerar. Consulte sempre um profissional da área de Educação Física.
FAÇA USO DOS COSMÉTICOS
Os cosméticos estão cada vez mais tecnológicos. Muitos deles são capazes de ajudar na renovação celular, na hidratação e no estímulo da produção de colágeno. Mas, apesar de toda essa modernidade, sua ação não é tão profunda, daí a necessidades de conciliá-los com os procedimentos estéticos.
USE E ABUSE DA TECNOLOGIA QUE AJUDA NA PREVENÇÃO DA FLACIDEZ
A tecnologia vem evoluindo com grande rapidez no combate à flacidez. A cada dia surgem novas técnicas, produtos e equipamentos com grande eficácia. Eles trazem ótimos resultados tanto em termos de prevenção, quanto de tratamento.
Quando o assunto é prevenção, temos produtos injetáveis que estimulam a produção do colágeno (e alguns até promovem uma hidratação profunda), como o SKinbooster, o Sculptra e o Radiesse. Temos também o tradicional peeling, o microagulhamento e o MMP (Microinfusão de Medicamentos na Pele).
Já para tratamentos avançados, as opções são maiores ainda. Temos desde os fios de sustentação, capazes de levantar o rosto todinho, até os poderosos aparelhos de radiofrequência e os lasers como o Co2 Fracionado, o Endymed, o Thermi Tight, o Exilis Elite e o Ultraformer lll. Todos oferecem resultados surpreendentes.
MAS O QUE É MELHOR PARA O MEU CASO?
Isso só poderá ser decidido após uma avaliação. Para cada caso existe o protocolo ideal. Mas é importante saber que todos esses passos dos quais eu falei, são capazes de promover um envelhecimento saudável, com uma autoestima elevada.
Marque sua consulta e vamos começar a planejar seu tratamento!
Comentários