Há pouco tempo as estrias eram tidas como um problema sem solução. Hoje, com a avançada tecnologia disponível para tratamentos de pele, já existe uma grande variedade de opções tanto para prevenção, quanto para amenizar e até eliminar essas marcas.
As estrias são cicatrizes que se formam quando há destruição de fibras elásticas e colágenas, normalmente causada por um estiramento da pele. As linhas são formadas por causa da diminuição da espessura da derme e da epiderme. Elas podem coçar e arder, mas em geral não apresentam sintomas com seu aparecimento.
ONDE ELAS SE INSTALAM
Em mulheres é mais comum encontrar estrias nos flancos, coxas, glúteos, abdômen e nos seios. Já em homens é mais comum nos ombros, braços e costas. Os que se submetem a musculação excessiva ou abusam de anabolizantes são os mais propensos. Se elas causam um desconforto estético, é motivo para a busca por um tratamento.
Vou esclarecer algumas dúvidas sobre estrias e seus tratamentos a seguir:
Quem tem mais probabilidade de desenvolver o problema?
Pacientes que ganharam peso ou emagreceram muito rápido, ou ainda adolescentes que cresceram de maneira muito acelerada. A probabilidade de acontecer na gestação ou após o parto, também são altas. Pacientes que usam medicação que levam a um rápido ganho de peso (como corticoides) também possuem uma probabilidade maior de sofrer com estrias no corpo.
Qual a melhor forma de prevenção?
A melhor forma de prevenir é a hidratação adequada da pele. São necessários hidratantes contendo ceramidas, vitamina E, óleo de rosa mosqueta, entre outras substâncias que vão prevenir o surgimento dessas estrias.
Toda estria tem tratamento?
As estrias vermelhas são as que respondem melhor aos tratamentos. Mas isso não torna menos importante o tratamento das brancas. É visível o grau de melhora de ambas.
Quais os locais mais difíceis de tratar?
Todas as regiões do corpo podem ser tratadas. Não existe dificuldade de tratamento por localização. O que vai fazer uma estria ser mais difícil de tratar é a espessura da lesão, ou seja, as estrias mais grossas são as mais difíceis e as brancas também.
Quais são os tratamentos mais eficazes?
Os tratamentos têm como base a hidratação adequada da pele, associada ao uso tópico e procedimentos. Dentre esses procedimentos, os mais eficazes são os lasers. Existe a opção do laser ablativo (com C02) e do não ablativo (laser Érbio). O Érbio tem trazido mais resultados por não inflamar a pele, não é dolorido (como o CO2) e possui um ótimo resultado na melhora dessas lesões.
O protocolo do tratamento é uma sessão por mês. Geralmente são necessários no mínimo 03 sessões para que os resultados sejam satisfatórios.
Comentários