Como tratar irritações e marcas na pele após o Carnaval | Dra. Maria Lígia Mendonça
Agendamentos: (62) 3661-2555 | (62) 99989-9151
acompanhe:

Saiba como tratar irritações, manchas e queimaduras deixadas por maquiagens, produtos químicos e adereços usados durante os dias de folia

 

O Carnaval acabou. Mas para alguns, ele deixou mais do que saudades. Restaram manchas, alergias, queimaduras e outros problemas de pele causados por maquiagens de qualidade duvidosa, purpurina, glitter, adesivos, adereços, sprays e espuminhas.

Então agora é hora de correr atrás de reverter esse prejuízo e devolver à pele a saúde e beleza roubadas.

 

ALERGIA DERMATOLÓGICA

 

Vamos começar pelas alergias. Abaixo eu descrevi as principais reações que podem aparecer na pele nessa ocasião:

  • Dermatite de contato

    Pode ser causada pelo uso de maquiagem de baixa qualidade usa durante os dias de Carnaval. Além disso, purpurina, tintas e glitter que não são testados dermatologicamente também levam ao desenvolvimento deste tipo de alergia.

 

Sintomas: erupções vermelhas na pele e escamações

 

  • Micose

    Ocorre quando se permanece muito tempo com a roupa ou sapato molhados.

 

Sintomas: de acordo com a área afetada, os sinais podem variar. Mas geralmente são: coceira, descamação ou escurecimento da pele, além do surgimento de uma lesão característica na região, dependendo do tipo de micose que a pessoa possui.

 

  • Dermatite seborreica

    Sabe aquele spray que você utilizou para mudar a cor das madeixas de forma temporária e arrasar no bloquinho de Carnaval? Pois é! Ele pode ter causado dermatite seborreica no couro cabeludo.

 

Sintomas: coceira, escamação, ressecamento do couro cabeludo. Se não tratada corretamente, pode levar à queda dos fios.

 

    • Urticária

    • Na época do Carnaval, essa alergia geralmente é causada pelas espuminhas que simulam neve artificial. Este produto requer muito cuidado ao ser utilizado. Isso porque as substâncias presentes nele, em contato com a pele podem causar alergias dermatológicas e irritações na pele, olhos e garganta.

 

Sintomas: inchaço, coceira, rubor e sensação de queimação.

 

      • Brotoeja

Aquela fantasia de tecido sintético pode ter causado esta alergia dermatológica.  No próximo Carnaval, procure optar por tecidos claros, leves e que contenham algodão na composição.

Sintomas: erupções, manchas vermelhas, bolhas, saliências, coceira e queimação.

 

Todas essas irritações têm tratamento e DEVEM ser tratadas corretamente. Caso você não procure um dermatologista imediatamente, alguns casos podem se complicar. A exemplo da dermatite seborreica. Se não tratada, pode ocasionar a perda dos fios.

 

ACNE

Mas os problemas causados no Carnaval não para por aí!

Cravos e espinhas não são alergias, no entanto, também costumam ter o quadro piorado, depois dos dias de folia.

Isso se dá pelo excesso de calor e oleosidade, pelo excesso de maquiagem e porque muitas pessoas costumam dormir sem retirar a make (!!!). Quando estes produtos passam muito tempo em contato com a pele, obstruem os poros e não permitem que a pele respire normalmente.

Sintomas: surgimento de espinhas com pus ou comedões no rosto, principalmente nas áreas mais oleosas (testa, nariz e queixo).

Se isso estiver acontecendo com você, o ideal é investir em um protocolo detox, que inclui limpeza facial profunda com um profissional, peeling e máscara facial.

 

MELASMA

O melasma pode piorar no carnaval. Seja pelo excesso de sol nos bloquinhos, praia ou piscina.

Então agora é hora de consultar-se com um dermatologista especialista para tratar a situação.

 

MANCHAS CAUSADAS PELO USO DE ADEREÇOS

Vocês devem ter visto fotos de pessoas que ficaram com as marcas dos pingentes colados no rosto e no corpo durante os bloquinhos e desfiles de Carnaval. Ou de pessoas que tiveram queimadoras por ficarem expostas ao sol com maquiagens e glitters de qualidade duvidosa e, para completar, sem antes aplicar o protetor solar.

Essas manchas e queimaduras são complicadinhas de tratar e exigem paciência. E mais, só um dermatologista pode indicar o produto correto para se aplicar. Caso contrário, corre-se o risco de complicar a situação.

Meu conselho é: Não tente fazer nada em casa. Procure um dermatologista imediatamente.