O inverno é terrível para quem tem rosácea. Mas com alguns tratamentos dermatológicos o problema pode ser controlado
Se os sintomas estão te incomodando, procure seu dermatologista! É um conselho que dou. A rosácea é uma doença de pele comum, cujos sintomas envolvem áreas de vermelhidão na pele e lesões inflamadas, especialmente nas bochechas, nariz, testa e queixo. Muitas vezes começa entre as idades de 30 e 50 anos e afeta mais mulheres do que homens.
SINTOMAS
Quando os primeiros sintomas aparecem, podem ser confundidos com queimaduras solares. Conforme a doença se agrava, a vermelhidão torna-se mais duradoura e óbvia. Ela ainda pode piorar ao longo do tempo, levando a mudanças permanentes na aparência e afetando a autoestima. Não há cura conhecida para a rosácea, mas ela é tratável, com excelente controle.
CAUSAS
A causa da rosácea é desconhecida, mas estudos apontam para uma combinação de fatores hereditários e ambientais que podem desencadear ou agravar o problema, aumentando o fluxo de sangue para a superfície de sua pele. Alguns destes fatores incluem:
• Alimentos quentes ou bebidas
• Alimentos picantes
• Álcool
• Temperaturas extremas
• Exposição ao sol
• Estresse, raiva ou vergonha
• Exercício extenuante
• Banhos quentes ou saunas
• Uso de corticosteroides
• Uso de medicamentos que dilatam os vasos sanguíneos, incluindo alguns medicamentos para pressão arterial.
Vamos às principais dúvidas?
Por que a rosácea piora no inverno?
No inverno a pele fica mais sensível devido ao frio, aos ventos e ao clima seco. Esse é o motivo também pelo qual temos uma incidência maior dessa doença em países de clima frio. Vocês podem reparar a maioria dos europeus e americanos sempre com o nariz e bochechas mais avermelhados. Mas aqui no Brasil também encontramos pessoas com o problema.
Quem geralmente tem esta doença?
A rosácea acomete mais mulheres de meia-idade. Mas pode ocorrer em todas faixas etárias e também em homens.
O que piora o quadro da doença?
Frio, vento, tempo seco, sol em excesso, bebidas alcoólicas, bebidas quentes e com vapor, alimentos condimentados.
O que as pessoas podem fazer para amenizar os sintomas?
Evitar os fatores desencadeantes, uso se protetor solar adequado a peles sensíveis e consultar seu dermatologista para que seja prescrito o tratamento adequado.
Quais são os tratamentos?
Antibióticos orais e tópicos, cremes calmantes, sabonetes suaves, protetores solares para pele sensível e Laser para melhora do eritema (vermelhão) e inflamação da pele.
A dermatologia moderna oferece diversas opções para tratamentos faciais e temos de nos favorecer com isso. Qualquer que seja o problema, não deixe de procurar um especialista.
Comentários