A papada é o acúmulo de tecidos gordurosos debaixo do queixo, que acaba por nos causar um problema estético muito incômodo. Existem várias causas para ela aparecer e tratamentos específicos para cada caso.
Como qualquer outra região de gordura localizada no corpo, a papada afeta tanto aos homens quanto às mulheres, principalmente na idade adulta. Algumas pessoas desenvolvem a papada bem cedo. Em certos casos, antes dos 30 anos ela já está presente.
Essa gordura localizada costuma ser produto de problemas como obesidade e sobrepeso, além de hábitos ruins, tais como o sedentarismo, o consumo de cigarro, má alimentação e até o excesso de exposição ao sol. Também ocorre por fatores genéticos, causas hormonais e envelhecimento.
Alguns pacientes me perguntam se uma lipoaspiração resolve o problema. O que posso dizer é que esta cirurgia é eficiente para casos em que o acúmulo é só de gordura. Quando existe uma flacidez de pele associada, o procedimento tem de ser o lifting. Mas atualmente, na dermatologia, temos muitas opções não cirúrgicas para tratar a papada. Abaixo trouxe alguns:
Exilis Elite
É uma radiofrequência não invasiva. O procedimento funciona por ondas térmicas para aquecer a pele profundamente, atinge células de gordura e estimula a formação de colágeno que dá firmeza à pele. É realizado uma sessão por semana em seis sessões. O resultado final vem em dois meses.
Aplicação de Ácido Deoxicólico
É uma substância lipolítica que vai atuar quebrando as células de gordura. Ele é injetado, assim como a toxina botulínica ou os preenchedores, na região submental (abaixo do queixo). Sua funcionalidade é dissolver a gordura e melhorar o contorno do rosto e a linha da mandíbula.
Fios de Sustentação
Consiste em fios de sustentação elaborado com um material absorvível chamado ácido polilático. Ele é inserido por debaixo na pele sem a necessidade de cortes, por meio de pequenos furinhos. E quando tracionado, reposiciona a pele da região a ser tratada, devolvendo o contorno da região. O procedimento é realizado com anestesia local.
Thermi
Esse aparelho é uma novidade no Brasil e são raras as clínicas que já dispõe da tecnologia. Aqui na clínica nós já temos. É um aparelho de radiofrequência invasiva, com controle preciso da temperatura no local. Dessa forma, a temperatura utilizada pode ser mais elevada, o que traz um resultado bem mais eficaz. A anestesia é local e o procedimento pode ser realizado no consultório.
Comentários