Quais procedimentos podem ajudar na produção de colágeno? | Dra. Maria Lígia Mendonça
Agendamentos: (62) 3661-2555 | (62) 99989-9151
acompanhe:

Conheça a fundo quais procedimentos estéticos dermatológicos auxiliam na produção do colágeno que dá sustentação à pele!

Representando aproximadamente 25% da proteína em nosso corpo, o colágeno tem como principal função servir como elemento fibroso (provendo elasticidade e sustentação) para nossos dentes, ossos, pele, ligamentos e tendões. Durante grande parte da nossa vida, sua reposição é feita em ótimos níveis de forma natural pelo nosso corpo. Porém, devido ao tempo ou a hábitos como cigarro, exposição solar excessiva, má hidratação e alimentação, falta de sono e outros, o corpo tende a não conseguir repor essa proteína da mesma forma, causando o efeito de flacidez e envelhecimento.

Existem alimentos que possuem uma boa quantidade de colágeno como Gelatinas, Carnes, Ovos, Frutas cítricas e Frutas vermelhas que auxiliam em evitar esses efeitos. No entanto, existem também tratamentos que tem como foco específico estimular a produção natural do colágeno pelo corpo apresentando bons resultados a depender do caso.

Irei falar deles abaixo, no entanto, vale apontar que tanto a escolha de procedimento, os resultados esperados e o número de sessões necessárias são definidos após uma avaliação feita por um profissional qualificado. Procure seu dermatologista, antes de começar qualquer tratamento.

* O Ultraformer

Ideal para uso no corpo, no rosto, pescoço e papada. Ele possui um ultrassom que pode ser regulado pelas suas ponteiras para aplicação micro ou macro focada. Assim, ele gera calor através do ultrassom, estimulando a formação de novas fibras de sustentação (elastina e colágeno), podendo proporcionar o efeito de um rosto rejuvenescido, mais liso e tonificado. Além disso, pode eliminar gorduras localizadas, melhorando o contorno corporal e facial.

* Bio estimuladores de colágeno: Sculptra, Radiesse e Ellansé

Esses tratamentos à base de injetáveis usam das seguintes substâncias aprovadas pela ANVISA:

*Radiesse: A Hidroxiapatita de Cálcio

*Sculptra: O Ácido Poli-l-lático

* Ellansé: A Policaprolactona

Esses agentes promovem uma ação estimulante nos fibroblastos que produzem o colágeno. Assim reestruturando a sustentação do local, podendo ter efeito preenchedor (no caso do Ellansé e do Radiesse).

* X-WAVE

Capaz de produzir ondas internas de micro choques, ele age de forma seletiva, estimulando a formação de novas fibras de colágeno e o fluxo sanguíneo na região. O procedimento é indolor, pois os “choques” tem voltagem especial e são produzidos de forma controlada. Com ele, é possível tratar as regiões das coxas, dos braços (culotes), do abdômen e dos glúteos.

* Endymed

 

Uma máquina muito versátil, que possui diversas ponteiras. Entre elas está a de micro agulhamento de ouro. A sessão não causa dor, pois trabalha de forma selecionada com agilidade e precisão, e através da condução de calor estimula a formação de colágeno na região.

Podendo ser usado no corpo ou no rosto, ele pode apresentar bons resultados para casos de alopecia, melasmas, manchas e rugas, além da flacidez.

 

* Elektra

Usa um laser NdYag Q-Switched Fracionado que apesar da sua alta potência, é bastante seguro e eficaz para casos de estria, lesões pigmentadas profundas, lesões vasculares profundas (como olheiras) e a estimulação de colágeno. O laser possui diferentes ponteiras possíveis para ser modulado de acordo com o caso específico a ser trabalhado.

*Exilis Elite

Um tratamento que utiliza radiofrequência e que pode proporcionar boa perda de gordura localizada. Além de tratar também a aparência de celulites e estimular o rejuvenescimento da pele.

* Thermi

Outro tratamento que usa a Radiofrequência (nesse caso Monopolar) para realizar um tratamento não invasivo e indolor que pode apresentar grandes resultados para a flacidez (principalmente em áreas delicadas como olhos, boca, sobrancelha e etc..).

Assim, é possível realizar uma harmonização do rosto seletiva ou completa.

* Laser CO2

Esse Laser usa micro raios que proporcionam uma dispersa e leve queimadura nas camadas da pele, levando o corpo a cicatrizar a área e, no processo, produzir colágeno, causando um efeito de “esticamento” na epiderme também. Além de poder apresentar bons resultados para casos de estrias, acnes, remoção de cicatriz, entre outros.

O colágeno é importante para a nossa autoestima, por isso, sempre busco trabalhar com os melhores produtos e equipamentos possíveis em minhas pacientes. Assim, procuro proporcionar os melhores resultados em cada caso específico. Ficou alguma dúvida? Entre em contato!