Tratamento do VitiligoVitiligo é uma doença de pele em que há uma perda de cor (pigmento) de áreas da pele. As causas da doença ainda não estão claramente estabelecidas, mas fenômenos autoimunes parecem estar associados ao vitiligo. Isso resulta em manchas brancas irregulares que não possuem pigmento. As lesões formam-se devido à diminuição ou ausência de melanócitos (as células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que dá cor à pele) nos locais afetados.

Causas

Vitiligo parece ocorrer quando células imunes destroem as células que produzem pigmento (melanócitos). Esta destruição é devido a um problema auto-imune. Mas, a causa exata do vitiligo é desconhecida. Pode aparecer em qualquer idade e pode vir  associado a outras doenças autoimunes:

• Doença de Addison
  • Doença da tireóide
  • Anemia perniciosa

As manchas geralmente afetam o rosto, cotovelos e joelhos, dorso das mãos e pés e órgãos genitais. Frequentemente, afetando ambos os lados do corpo de forma igual.

É uma doeça que acomete exclusivamente a pele, não afetando a saúde do indivíduo.

Exames e testes

Em alguns casos, uma biópsia de pele pode ser necessária para descartar outras causas de perda de pigmento. Também pode realizar exames de sangue para verificar os níveis de tireóide ou outros hormônios, nível de glicose e vitamina B12 .

Tratamentos do Vitiligo

• Fototerapia, um procedimento médico em que sua pele está exposta cuidadosamente à luz ultravioleta.
  • Medicações de uso oral e tópico, conhecidos como Psoralênicos, que são medicações que induzem a re-pigmentação da pele
  • Reposição de Vitamina D pode ser necessária em alguns casos
  • Psicoterapia é de grande valia quando há comprometimento psicológico, pois o estresse e a depressão pioram o controle da doença.