Tratamento da melasmaMelasma são manchas escuras que aparecem nas áreas expostas ao sol, principalmente na face, mas podem surgir nos braços. Afeta mais frequentemente as mulheres, podendo ser vista também nos homens. Não há uma causa definida, mas muitas vezes esta condição está relacionada ao uso de anticoncepcionais femininos, à gravidez e principalmente à exposição solar. O fator desencadeante é a exposição à luz Ultravioleta e mesmo à luz visível.

Causas da Melasma

Melasma é um distúrbio comum da pele. A maioria das vezes aparece em mulheres jovens com tom de pele acastanhada, mas pode afetar qualquer pessoa.

O melasma é frequentemente associado aos hormônios femininos, estrogênio e progesterona. Além disso, existe predisposição genética e associação com exposição solar, calor , luzes e radiação. É comum em mulheres grávidas e mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais.

Exposição ao sol torna o melasma mais propenso a se desenvolver. O problema é mais comum nos climas tropicais.

O único sintoma de melasma é uma mudança na cor da pele.

As mudanças de cor da pele são, na maioria das vezes, uma cor marrom uniforme. Ela geralmente aparecem nas bochechas, testa, nariz ou lábio superior. As manchas escuras geralmente são simétricas.

É diagnosticado pelo exame clínico do Dermatologista.

Os tratamentos podem incluir:

Tratamento tópico com ácidos, clareadores, dermocosméticos e medicações orais prescritos pelo Dermatologista

Tratamentos com PEELINGS e LASER para remover o pigmento escuro.

Atualmente existem também novas técnicas , como o MMP (Microinfusao de Medicamentos na Pele), que entregam os ativos claredores direto em contato mais profundo com a pele , levando ao clareamento.