alergiaDePeleA alergia na pele é uma reação inflamatória a uma substância estranha ao organismo que, geralmente, provoca coceira, vermelhidão, descamação e presença de bolinhas brancas ou avermelhadas na pele, em um local do corpo ou pelo corpo todo.

O tratamento da alergia na pele deve ser indicado pelo dermatologista e envolve o uso de medicamentos anti-histamínicos e corticoides em comprimidos, xaropes, cremes ou pomadas.

Alergia na pele: o que pode ser?

A alergia na pele pode ser causada por:

• Picadas de insetos;
  • Intoxicação alimentar;
  • Alergia a medicamentos;
  • Contato com plantas, substâncias ou materiais irritantes, como pelos de animais, por exemplo.
  • O pólen e os ácaros raramente causam reações alérgicas na pele.

Sintomas de alergia na pele

Os sintomas de alergia na pele podem ser:

• Coceira;
  • Vermelhidão;
  • Descamação da pele;
  • Presença de bolinhas brancas ou avermelhadas na pele.
  • A alergia na pele pode-se manifestar com todos ou alguns destes sintomas. Para aliviar os sintomas de alergia na pele, é importante manter a pele bem hidratada e utilizar produtos com agentes calmantes, como camomila ou alfazema, de forma tópica, para aliviar o desconforto, além de evitar o contato com o agente causador.

Tratamento para alergia na pele

O tratamento para alergia na pele deve ser indicado pelo dermatologista e pode ser feito com anti-histamínicos e corticoides em forma de comprimidos ou xaropes. O tratamento também deve ser feito com uma pomada para alergia na pele para diminuir a coceira e a vermelhidão.