Tratamentos para acneA acne é uma condição da pele que geralmente afeta a face, mas também pode envolver o tórax e as costas. Se manifesta como espinhas, cravos e nódulos. Em muitos casos, quando a lesão se cura, permanecem marcas escuras residuais ou cicatrizes.

A acne afeta pacientes de todas as idades. Nos adolescentes, é impulsionada pelo hormônio testosterona, que aumenta durante a puberdade e estimula as glândulas sebáceas. Em adultos, pode estar relacionada a hormônios, parto, menopausa ou medicamentos. A dieta também pode estar ligada à acne. Existem estudos que sugerem que produtos lácteos e alimentos com alto índice glicêmico (refrigerantes, sucos) podem contribuir para o aumento das lesões.

Para acne leve, o tratamento normalmente começa com antibióticos tópicos, retinóides derivados da vitamina A e peróxido de benzoíla. A cirurgia de extração pode ser realizada para remover cravos e espinhas. Na acne moderada, os comprimidos antibióticos são frequentemente prescritos. Em algumas mulheres, tratamentos hormonais podem ser úteis. Em pacientes com acne grave e com cicatrizes, a isotretinoína oral pode ser utilizada. Vários procedimentos cosméticos podem ser usados ​​para melhorar a cicatrização, manchas e auxiliar no tratamento, como, por exemplo, os PEELINGS, e o LASER.

O quadro clínico pode ser dividido em quatro estágios:

Grau I: apenas cravos, sem lesões inflamatórias, espinhas ou cistos.
Grau II: cravos e espinhas pequenas – pequenas lesões inflamadas e pontos amarelos de pus, também chamados de pústulas.
Grau III: cravos, espinhas pequenas e cistos – lesões mais profundas e dolorosas, avermelhadas e bem inflamadas.
Grau IV: cravos, espinhas pequenas e cistos, que se comunicam causando inflamação mais grave e aspecto desfigurante. Este tipo de acne também é conhecido como acne conglobata.
Grau V: surgimento súbito da acne com lesões graves, como cistos dolorosos que ulceram deixando grandes cicatrizes, acompanhado de sintomas gerais, como febre, mal estar e dor no corpo. É uma forma rara e mais comum no sexo masculino.