Perfil

Dermatologia – CRM-GO 14.358

Dra Maria Lígia de Moura Mendonça é formada em Medicina pela Universidade Federal de Goiás, cursou Residència Médica em Dermatologia pela mesma Universidade. Atualmente é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).

Em 2013, se tornou professora da Residência Médica em Dermatologia do Hospital de Doenças Tropicais (HDT) e da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de  Goiás.

Vem em constante atualização, participando de congressos e cursos nacionais e internacionais. Em 2014, participou do Curso de Aperfeiçoamento em Cirurgia Dermatológica, Cosmiatria e LASER da SBCD, em Sáo Paulo-SP.

Dedica-se ao constante aprimoramento de técnicas avançadas de rejuvenescimento facial e corporal, buscando sempre associação de tecnologias de modo a atingir resultados harmônicos e naturais em seus pacientes.

Prima pela relação médico-paciente e valorização da Dermatologia Clínica, de modo a buscar sempre o diagnóstico e tratamento mais adequados a seus pacientes.

“Ame a Dermatologia, faça dela uma das razões da sua vida, e terá sempre uma razão para viver”
Prof. Sebastião Sampaio (in memoriam)

Função do Dermatologista

Ao Dermatologista cabe a função de avaliar, prevenir e tratar do mais extenso órgão do ser humano que é a pele.

Sua atividade redunda no conhecimento de mais de 2000 doenças que o ser humano é vítima em toda sua plenitude corporal, incluindo as afecções que acometem os genitais, os lábios, a boca e as regiões periorificiais, além do que clássicamente todos sabem ser este especialista um conhecedor profundo das doenças clínico-cirúrgicas da pele, unhas e cabelos.

Na Medicina, os maiores progressos recentes que ela galgou foram aqueles relacionados a prevenção e isto não é diferente na Dermatologia.

Com os cuidados deste tipo passados do médico ao paciente, está sendo possível a prevenção de doenças onde a incidência é muito grande num país extenso, populoso e de nível tropical como é o nosso Brasil.

Desta forma, estamos conseguindo limitar e até diminuir em muitas vezes, o nível já alarmante de câncer de pele, um dos mais altos do mundo. Diminuir a reincidência de doenças incapacitantes e por vezes graves que relacionem-se à exposição solar como o herpes simples, a acne rosácea e o lupus eritematoso.

Profiláticamente também, cabe ao Dermatologista o exercício da orientação ao paciente de como ele pode preservar e tratar sua pele, das intempérias proporcionadas pelo meio ambiente sobre a cutis durante a vida.

Desta forma, dentro da cosmiatria dermatológica e com os seus conhecimentos fisiológicos, nada melhor do que orientar-se adequadamente quanto a como cuidar de sua pele com um especialista médico da área.

Cumpre também ao Dermatologista tratar não só clinicamente de seus pacientes, como também exercem grande atividade cirúrgica dentro do exercício de sua profissão. Este profissional lida em sua maioria, com cirurgias de pequeno e médio porte.

Ele é o responsável pela retirada de vários tipos de tumores cutâneos benignos (verrugas, nevos, popularmente chamados de “pintas”, cistos, lipomas e muitos outros) e também dos malignos (melanoma, carcinomas e outros mais raros).

Agende uma consulta com a Dr.Maria Lígia Mendonça!