Para alguns, a Acne pode abalar até o emocional

Equipamentos modernos de depilação a laser oferecem segurança e melhores resultados
24 de agosto de 2017
Estrias têm tratamento sim!
13 de setembro de 2017

Acne

Às vezes é tão difícil ter que lidar com problemas como a Acne, não é? Essa condição da pele ocorre quando os folículos pilosos são obstruídos por sebo e células mortas, ficando colonizados por bactérias que geram inflamação. Dependendo da gravidade, a acne pode causar sofrimento emocional e levar até a cicatrizes na pele.
Mas saiba que apesar de parecer quase impossível se livrar delas, existe tratamento e cura. Quanto mais cedo iniciado, menor é o risco. Vamos esclarecer alguns pontos a seguir:

 

QUEM TEM MAIS PROBABILIDADE DE TER ACNE? EM QUAL IDADE?

A Acne tem uma tendência maior de surgir na adolescência, tendo início na fase pré-adolescência. Mesmo assim, algumas pessoas persistem com esse problema mesmo na idade adulta.
Nos casos da mulher adulta, se a Acne surgir, geralmente é relacionada aos hormônios. No homem, geralmente é por predisposição genética. A acne na adolescência acaba sendo diferente da que surge no adulto. Quando mais novo, predominam mais os cravos. Já mais velho, geralmente surgem as lesões inflamadas, cistos e acne interna.

 

QUAIS AS CAUSAS DO PROBLEMA?

A alimentação influencia muito. Todos os alimentos que aumentam o açúcar do sangue pioram o estado da Acne. Seriam eles, carboidratos em geral, frituras e até o leite em excesso (o desnatado, no caso).
Os medicamentos também influenciam bastante. Corticoides, hormônios e suplementos de academia, entram nessa. A maquiagem acaba obstruindo os poros, o que também pode ocasionar tal problema. E existe também a tendência genética.

 

POR QUE GESTANTES TEM ACNE? TEM COMO TRATAR DURANTE A GRAVIDEZ?

A gestante tem mais predisposição para a acne por conta das alterações hormonais que acontecem durante seus nove meses de gestação. Tanto as mulheres que suspendem anticoncepcional, quanto elas, possuem essa predisposição.
Existe a possibilidade de tratamento durante a gravidez sim, mas nem todos são liberados, como o realizado com ácido retinóico. Elas precisam procurar o dermatologista e darem entrada no tratamento certo, senão este problema poderá ocasionar consequências maiores como manchas na pele.

 

QUAIS OS TRATAMENTOS MAIS EFICIENTES CONTRA A ACNE?

O tratamento dependerá do quadro em que se encontra o paciente. Existe desde o uso de medicação tópica, sabonetes, filtros solares apropriados, até medicações orais como antibióticos. E em alguns casos, a Isotretinoína (Roacutan).
O tratamento com o Roacutan é o mais eficaz, mas possui diversos efeitos colaterais. Por isso, deve ser acompanhado juntamente ao seu médico. Ele é realizado durante uns 6 a 8 meses.

 

EXISTEM ESPINHAS QUE FORMAM QUELOIDE. TEM COMO TRATAR?

Nos casos das cicatrizes, manchas e queloides, elas também possuem tratamento. Vão desde peeling, laser, microagulhamento profundo (feito no consultório do dermatologista) até infiltração de corticoides associado com laser (no caso de queloides).
É muito importante tratar, pois a espinha é uma condição transitória, mas tais problemas como manchas e cicatrizes podem perdurar pela vida toda em muitos casos. Por isso a necessidade do tratamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *