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Cabelo também envelhece, perde hidratação, sofre com a ação do sol, chapinhas, secadores, banho quente, produtos químicos, poluição, má alimentação e stress. Então, para ter fios bonitos e saudáveis é preciso saber cuidar

 

Do mesmo jeito que você precisa ter uma rotina de cuidados diários com a pele, é necessário dispensar uma atenção especial aos cabelos com produtos específicos para o seu tipo de fio, além de alimentação adequada, cuidados e tratamentos.

Para quem pensa que lavar os cachos todos os dias apenas com shampoo e condicionador é o suficiente, está muito enganada. Para ter madeixas bonitas, sedosas, com brilho, saudáveis e livres de pontas duplas é essencial seguir alguns cuidados básicos. Vou contar quais são eles:

 

CABELO ENVELHECE

Se vocês observarem mulheres mais velhas, mesmo sem nenhum problema capilar, a quantidade de cabelos já não é igual ao que elas tinham quando eram mais jovens.

Vários fatores contribuem para o envelhecimento dos fios: estresse, poluição, radiação solar, má alimentação entre tantos outros. Os resultados da desaceleração da atividade da papila capilar são os cabelos brancos, fios mais finos e em menor quantidade.

Uma das opções terapêuticas para retardar o envelhecimento dos fios é o laser, que tem vários efeitos benéficos sobre o metabolismo capilar:

  • AUMENTO DO FLUXO SANGUÍNEO E LIBERAÇÃO DE CITOCINAS E FATORES DE CRESCIMENTO que estimulam o crescimento do cabelo.
  • ESTIMULO DIRETO à PAPILA DÉRMICA, responsável pela renovação dos cabelos a cada novo ciclo capilar.

A luz de led, além de suplementos vitamínicos, também ajudam muito nesse processo.

No caso de os fios já estarem muito ralos e/ou com queda, a Microinfusão de Medicamentos na Pele (MMP) e medicamentos de uso tópico e oral são soluções bastante eficazes.

 

LIMPEZA E HIDRATAÇÃO

 

Higienizar os fios é algo básico, mas precisa ser realizado com critério. É preciso:

– Usar shampoos apropriados para o seu tipo de cabelo e passar só na raiz. Quanto menos substâncias químicas ele tiver na composição, melhor;
– Massagear o couro cabeludo ao invés de esfregar;
– Preferir água morna para lavá-los;
– Usar uma máscara hidratante uma vez por semana;
– Finalizar a lavagem com um bom condicionador (só nas pontas), para fechar as cutículas e evitar a desidratação.

 

 

NUTRIÇÃO E RECONSTRUÇÃO

 

A função dos lipídios produzidos nas glândulas sebáceas do couro cabeludo é nutrir e proteger os fios. No entanto, nem todos os tipos de cabelos têm a proteção adequada.

Fios cacheados ou crespos sofrem com a falta de nutrição dos fios. Isso acontece por causa do formato do cabelo que impede que a oleosidade chegue às pontas.

Cabelos que recebem tintura, descolorante e progressiva perdem muito dessa proteção.

Para todos esses casos, a nutrição e reconstrução em um salão profissional passa a ser necessária.

 

Teste de porosidade

O nível de porosidade determina a capacidade que o cabelo tem de absorver os itens que aplicamos nele. Para realizar o teste é preciso colocar um pouco de água em um copo e logo depois acrescentar um fio do seu cabelo. Observe o que acontece e veja quais são as necessidades do fio:

  • Caso o cabelo boie, será preciso hidratação;
  • Se o cabelo afundar, ele precisa de reconstrução;
  • Já se não boiar e nem afundar, é necessária a nutrição.

 

PROTEÇÃO

 

  • Cabelo também sofre com a ação da radiação solar, que causa ressecamento e envelhecimento. Por isso, quando precisar se expor por muito tempo aos raios solares, procure usar chapéu e um protetor solar específico para os fios;
  • Para quem faz natação em piscinas com cloro, é importante usar toucas de borracha ou usa um creme apropriado para proteção;
  • Se você faz uso constante de chapinhas e secadores, procure usar um protetor antitérmico;
  • Após o banho de mar, não deixe de lavar o cabelo com água doce;
  • Não durma e nem prensa fios molhados ou húmidos.

 

ALIMENTAÇÃO, ESTRESSE E HORMÔNIOS

 

Não adianta de nada usar os melhores shampoos, cremes, vitaminas e tratamentos se sua alimentação não for saudável, se o stress estiver alto e os hormônios desequilibrados.

  • A alimentação é que fornecerá os nutrientes necessários para que o cabelo cresça saudável. Coma muitas frutas, legumes, verduras de cor verde escura, proteínas, grãos e cereais;
  • Controle o stress, ele causa o envelhecimento e a queda dos fios.
  • Desequilíbrio hormonal também é uma das causas da queda do cabelo, por isso é preciso investigar como eles estão, antes de iniciar qualquer tratamento.

No Espaço Supreme, temos uma equipe especializada em cuidar desses fatores com a prática ortomolecular e dietas específicas.

Para marcar uma consulta e verificar as condições dos seus fios, basta clicar aqui e falar com a minha secretária

Gostou das dicas? Compartilha esse post com aquela sua amiga que só cuida da pele e do corpo, deixando as madeixas de lado. Afinal, isso não pode acontecer, né?

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