Dicas para manter o bronzeado pós-praia sem agredir a pele

Quais são as formas de prevenir a perda de contorno do rosto?
4 de janeiro de 2019
Dicas para cuidar da pele do rosto e do corpo em cada idade
18 de fevereiro de 2019

A pele bronzeada precisa de cuidados especiais, tanto para manter a cor por mais tempo, quanto para preservar a saúde. Eu trouxe algumas informações que vão ajudar muito nesse processo

 

O maior medo de quem quer conservar a cor da pele bronzeada durante todo o verão é o de descascar. Isso acontece principalmente pela exposição excessiva ao sol sem a proteção necessária. Então, descascar torna-se o menor dos problemas nesse caso. Isso pode favorecer o desenvolvimento de um câncer de pele.

 

ENTÃO COMECE PELA PROTEÇÃO

É importante alertar que os raios UVB são os principais causadores de queimaduras solares. Já os UVA possuem um efeito mais lento, são indolores, porém grandes responsáveis pelo envelhecimento cutâneo, já que penetram profundamente a pele. Além disso, esses raios causam problemas de pigmentação da pele e alergias solares.

 

Mas calma. Apesar de todos os problemas que o sol em excesso pode trazer para a nossa pele, você pode curti-lo se fizer isso com cuidado e responsabilidade.

 

O filtro solar deve ser aplicado de 2 em 2 horas, especialmente se você estiver na praia ou piscina. Lembre-se de dar preferência aos filtros resistentes à água e com fator 30 ou maior (o ideal seria que seu dermatologista indicasse um para o corpo e outro para o rosto). Use também chapéus (o rosto não deve queimar tanto quanto o corpo) e respeite os horários com o sol mais intenso.

 

O bronzeado bonito e saudável deve ser conquistado aos poucos.

 

PREPARE A PELE ANTES DE IR À PRAIA OU À PISCINA

 

Na verdade, esse deve ser um ritual frequente em sua vida. Esfolie a pele do seu corpo pelo menos uma vez por semana para a retirada das células mortas. Logo após, faça o uso de hidratantes compostos de karité, ceramidas, entre outras substâncias (seu dermatologista pode indicar um ideal). Também realize a esfoliação no rosto, usando produtos mais leves para não o machucar. Após o procedimento, faça o uso de hidratantes e protetor solar.

 

NÃO HIDRATAR A PELE ANTES E DEPOIS DE TOMAR SOL PODE CAUSAR SÉRIOS PROBLEMAS

Pois é. A exposição ao sol sem nenhuma pré-hidratação pode agredir o DNA das nossas células e causar problemas como envelhecimento precoce, lesões (inclusive malignas), câncer de pele, rugas, manchas e ressecamento. Não deixe, em hipótese nenhuma, de aplicar o filtro solar e um hidratante de qualidade pelo menos 30 minutos antes de se expor ao sol.

 

PARA CONSERVAR A COR

 

Agora sim chegamos ao ponto que você queria. Se você se protegeu, não exagerou na exposição, está com a pele linda e saudável, mas quer manter esse efeito por mais tempo. Aqui vão algumas dicas:

 

– Faça o uso diário de filtro solar para manter o bronzeado e evitar mais queimaduras;

– Utilize hidratantes ricos em ácido hialurônico e vitamina C;

– Dê preferência a sabonetes neutros ou com hidratante;

– Não tome banho com água quente para evitar a descamação da pele;

– Para acalmar a pele e deixá-la ainda mais hidratada, borrife diariamente água termal;

-Tome muita água e coloque na dieta alimentos ricos em betacaroteno;

 

Com essas dicas você poderá usufruir do verão sem descuidar da saúde da sua pele. E não se esqueçam: a exposição ao sol deve ser evitada no período entre as 10 e 16hs, pois são nesses horários que os raios ultravioletas são mais prejudiciais à saúde de nossa pele. Cuide-se e aproveite ao máximo o verão!

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *