Dicas para cuidar da pele do rosto e do corpo em cada idade

Dicas para manter o bronzeado pós-praia sem agredir a pele
18 de janeiro de 2019
8 procedimentos estéticos para o Carnaval
21 de fevereiro de 2019

Saiba quais cuidados e tratamentos estéticos são adequados para homens e mulheres de 20, 30, 40 e acima de 50 anos

 

Nossa pele sofre com ações do tempo, da genética, do metabolismo e até do meio ambiente. Estes fatores podem causar a perda de colágeno, elastina e hidratação, levando à degeneração do tecido.

Por isso, oriento meus pacientes para a necessidade de se prevenir.

E cada idade pede um tipo de cuidado. Mulheres a partir dos 30 anos precisam de algo a mais do que apenas limpar, hidratar e proteger a pele corretamente. Talvez já seja hora de um procedimento estético de prevenção.

Então resolvi escrever um pequeno guia com estes cuidados para cada idade. Ele é bem generalista, levando em conta que cada pessoa tem um tipo de genética, então alguns precisam começar com procedimentos estéticos mais cedo do que outras.

 

CUIDADOS BÁSICOS EM QUALQUER IDADE

 

Antes de começarmos a falar sobre os cuidados em cada fase da vida, gostaria de destacar aqueles que são essenciais em qualquer momento. Leia!

  • Lavar o rosto 2 vezes ao dia com um sabonete específico para o seu tipo de pele;
  • Usar protetor solar, inclusive nos dias nublados;
  • Comprar 1 protetor para o rosto e outro para o corpo, de acordo com a indicação do seu médico;
  • Hidratar a pele com um produto específico;
  • Esfoliar a pele do rosto e do corpo 1 vez por semana com produtos específicos;
  • Fazer limpeza de pele com um profissional a cada 6 meses.

Pronto! Agora que você já sabe dos cuidados essenciais, vamos falar daqueles específicos para cada idade.

 

20 anos

TEMPO DE SE SENTIR AINDA MAIS LINDA

Nesta época, a pele ainda não aparenta tanto os efeitos do tempo. Entretanto, pessoas com pele oleosa podem ter poros dilatados e acne.

Sendo assim, a indicação é usar ácidos recomendados pela dermatologista e não dispensar o protetor solar e o hidratante com fórmula oil free e efeito matte.

Para aquelas pessoas que desejam prevenir a ação do tempo, podem começar a usar cremes com Vitamina C e E, além de ácido hialurônico.

Todos esses produtinhos juntos vão proporcionar uma pele mais clara, livre de manchas e imperfeições. Além de estimularem a produção de novas fibras de colágeno.

 

Tratamentos estéticos para o rosto aos 20 anos

 

Gosto muito de indicar peelings para promover a renovação celular da pele. Além disso, dependendo de cada caso, podemos usar lasers para tratar pequenas imperfeições ou cicatrizes no rosto.

 

Cuidados com o corpo aos 20 anos

 

Nesta fase, o corpo está com tudo em cima. Por isso, o que a gente quer é valorizar ainda mais o que foi conquistado na academia. Costumo indicar drenagem linfática pneumática, para melhorar o inchaço.

Já para as queixas de gordura localizada, flacidez e celulite, oriento sessões no Alma Prime. Quem tem estrias e deseja tratar essas marquinhas, indico o Endymed.

 

30 anos

Hora de começar a prevenir o envelhecimento

Neste período a pele começa a perder de forma mais acelerada a hidratação, o colágeno e a elastina. Por isso, podem aparecer as primeiras ruguinhas e linhas de expressão. Mas calma! É possível resolver estes problemas. Vamos falar abaixo sobre isso.

Mas um ponto a destacar é que os cuidados preventivos com o rosto devem ser estendidos ao pescoço e colo. Estas regiões têm a pele muito delicada e com menos colágenos, por isso merecem atenção.

Já é necessário investir em cosméticos antiaging bem potentes, indicado pelo dermatologista. A palavra de ordem nessa idade é prevenção!

 

Tratamentos estéticos aos 30 anos

 

A aplicação de bioestimuladores de colágeno (Sculptra ou Radiesse) e do botox são os procedimentos estéticos que podem ser indicados nesta fase.

Enquanto os bioestimuladores vão repor o colágeno que, nessa idade, começa a ter uma queda acentuada na produção, iniciando um processo que culmina na flacidez, o botox pode prevenir o aparecimento das primeiras ruguinhas e amenizar aquelas que já surgiram.

 

Cuidados com o corpo aos 30 anos

 

Podemos usar o Alma Prime para tratar celulite, flacidez e gordura localizada. O resultado esperado é que a pele fique mais “grudada” ao músculo.

Além disso, associamos a aplicação de bioestimuladores de colágeno para tratar as depressões causadas da pele de quem tem celulite.

Demais indicações podem variar de acordo com a necessidade de cada pessoa.

 

40 anos

Cuidados com sinais da idade mais evidentes

Nessa idade, a queda de produção de colágeno pelo organismo é bem acentuada. A pele começa a perder elasticidade de forma mais acelerada, ficar mais seca e sensível. A flacidez e marquinhas já são aparentes. Por isso, é importantíssimo utilizar produtos mais potentes, para tratar os problemas.

Produtos com alto poder de hidratação, compostos antioxidantes e que garantem firmeza são indicados. A dermatologista pode indicar também a suplementação oral de colágeno, se houver necessidade.

 

Tratamentos estéticos aos 40 anos

 

Lembra que já falei para sobre o envelhecimento global da face? Caso não se recorde, clique aqui e entenda.

Nesta faixa etária o rosto começa a perder contorno por causa não só da flacidez, mas também da perda óssea e diminuição da gordura. O resultado de todo este processo é o desmoronamento da face. Veja na imagem abaixo!

Repare que a mulher da ilustração, que tem em torno de 45 anos, já possui rugas mais profundas e flacidez acentuada.

Nessa idade é comum o efeito “bulldog”, a formação de papada, queda das pálpebras, formação do bigode chinês e acentuação das olheiras.

Estes problemas podem ser tratados com a associação de bioestimuladores e aparelhos de alta tecnologia como o Ultraformer III.

O Ultraformer III , pois tem um sistema de ultrassom microfocado que trata a região até as camadas próximas ao músculo.

Sem contar que este equipamento ainda estimula a produção de novas fibras de colágeno. O resultado deste protocolo é uma pele mais firme. Garantindo aquele “efeito lifting facial”.

 

Procedimentos estéticos corporais indicados por volta dos 40 anos

 

Ultraformer III também possui uma ponteira corporal capaz de tratar gordura e flacidez. Já o Alma Prime, pode  melhorar a aparência de celulite e a flacidez dos braços na hora de dar tchauzinho.

Para as temidas gordurinhas localizadas, pode ser usado também o Cooltech e o X-Wave para celulite, associado ao uso de bioestimuladores de colágeno.

Para tirar manchinhas indesejadas da pele e estrias, podemos usar lasers e o Endymed.

 

Acima de 50 anos

É hora de tratar os efeitos prolongados do tempo

Os sinais se tornam mais evidentes nesta fase e a pele ainda mais ressecada. Isso acontece porque as glândulas sebáceas diminuem a produção de secreção e a renovação celular também diminui.

Sem contar que as fibras de colágeno vão diminuindo e a pele vai ficando cada vez mais flácida. Por isso, hidratantes com substâncias antioxidantes e clareadoras são indispensáveis.

 

Tratamentos estéticos a partir dos 50 anos

 

Para complementar o uso dos cremes, pode ser indicado o preenchimento com toxina botulínica e ácido hialurônico. Além disso, podemos usar o Ultraformer III no rosto.

Fios de sutura silhouette podem ser usados para estimular a produção de colágeno.

 

Procedimentos estéticos corporais depois dos 50 anos

 

A flacidez corporal nesta fase está bem acentuada. Por isso, o Ultraformer III e o Alma Prime podem ser indicados.

Manchinhas causadas pela ação do sol ao longo do tempo podem ser tratadas com laser.

Thermi Va para tratar flacidez da região íntima. Isso mesmo! Esta região também sofre com a ação do tempo e precisa de atenção especial. Este laser trata flacidez externa, interna e até incontinência urinária.

 

Essas são algumas recomendações de forma geral. Mas o ideal é que o paciente procure um dermatologista para avaliar a sua pele e montar um protocolo individualizado. E esses cuidados devem se iniciar desde bem cedo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *